Melisauto: uma breve história

18 de julho de 1969

Constituição da empresa e início das actividades nas instalações situadas na Rua Aquiles Monteverde, em Lisboa, onde se dedicava ao comércio de viaturas usadas.

1 de julho de 1971

Nomeada Concessionário Oficial da marca Toyota para a área da Grande Lisboa. Inaugura, então, um Stand para exposição de veículos novos Toyota, na Rua Pinheiro Chagas 101 B, na freguesia de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa. Além do comércio de viaturas novas da marca Toyota cria então, simultaneamente, uma rede de serviços associados, nomeadamente, comércio de peças e acessórios e assistência técnica, com serviços de mecânica, chapa e pintura, em instalações localizadas na freguesia de Benfica, em Lisboa. É também nestas instalações que instala os serviços administrativos e financeiros.

1972

Recebe, da Toyota Motor Sales Co., Ltd, na pessoa do seu Presidente, Shotaro Kamiya, um louvor especial pelo volume de vendas alcançado durante a campanha “Vá ao Japão com Toyota”.

1972

Vence o Concurso de Vendas Pan-Europeu promovido pela Toyota Motor Corporation, trazendo para Portugal a “Taça de Ouro”. O Presidente da Toyota Motor Corporation, Shoichiro Toyoda, exara-lhe um distinguido mérito pelo magnífico desempenho na venda de veículos automóveis.

Década de 90

Dá início à construção de novas instalações na Estrada da Paiã, então Concelho de Loures, actual Concelho de Odivelas. As instalações com cerca de 2.500m2 de área total de construção, são inauguradas em Setembro de 1994, passando a funcionar nestas os Serviços Após Venda e um pequeno stand de venda de veículos novos.

2000

Após a remodelação das antigas instalações, em Benfica, é inaugurado o armazém central de peças, com escritório e balcão de atendimento ao público. Com vista a aumentar a Satisfação dos seus Clientes, quer através de uma otimização das prestações, quer através de um alargamento do horário de funcionamento de alguns serviços, em Agosto de 2001, a oficina de Benfica é transferida para as instalações da Paiã.

18 de janeiro de 2002

Após a remodelação das antigas instalações, em Benfica, é inaugurado o armazém central de peças, com escritório e balcão de atendimento ao público. Com vista a aumentar a Satisfação dos seus Clientes, quer através de uma otimização das prestações, quer através de um alargamento do horário de funcionamento de alguns serviços, em Agosto de 2001, a oficina de Benfica é transferida para as instalações da Paiã.

18 de janeiro de 2002

No espaço oficinal de Benfica, após significativas obras de reconversão, coincidindo com o lançamento da Nova Geração Corolla, ocorre a inauguração oficial de um stand de exposição e venda de veículos novos Toyota. Com cerca de 700 m2 de área bruta, capacidade para doze veículos e localização privilegiada, tornou-se um espaço de destaque para a marca em Lisboa.

Início de 2002

São realizadas obras de remodelação no Stand situado na Rua Pinheiro Chagas, em Lisboa, de forma a apresentar a nova imagem da marca Toyota. Ainda no mesmo ano, a Melisauto é distinguida, por Salvador Caetano, com a atribuição do prémio Oficina Verde Toyota, pelo seu desempenho no Programa de Gestão Ambiental.

Janeiro de 2004

Na sequência da adesão ao Toyota Valor Certificado (Programa de Toyota Caetano Portugal para comercialização de veículos semi novos e usados), o stand de Odivelas passa a funcionar como local de exposição apenas de viaturas semi novas e usadas. Em Benfica, após obras de beneficiação, é criado entre o stand de exposição de veículos novos e os escritórios, um espaço com uma área de cerca de 600 m2 dedicado à comercialização de viaturas semi novas e usadas.

2004

Na sequência da adesão ao Toyota Valor Certificado (Programa de Toyota Caetano Portugal para comercialização de veículos semi novos e usados), o stand de Odivelas passa a funcionar como local de exposição apenas de viaturas semi novas e usadas. Em Benfica, após obras de beneficiação, é criado entre o stand de exposição de veículos novos e os escritórios, um espaço com uma área de cerca de 600 m2 dedicado à comercialização de viaturas semi novas e usadas. Ainda em 2004, a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a Norma NP EN ISO 9001:2000, processo facilitado pelas metodologias e políticas adotadas ao longo dos anos pela Administração e demais Colaboradores, surge da necessidade de procura de uma cada vez maior Satisfação dos Clientes, internos e externos, e de uma melhoria contínua dos processos e dos serviços.

2006

Com vista a propiciar melhores condições de conforto aos seus Clientes, investe em obras de remodelação na recepção dos serviços após venda e no stand de Odivelas. Implementa a nova imagem Toyota ao nível do Novo Conceito de Retalho e do Toyota Valor Certificado melhorando, significativamente, a sua imagem nas instalações de Odivelas e de Benfica.

2007

Adquire o imóvel contiguo às instalações de Odivelas, tendo por objectivo o alargamento da sua actividade através da criação de um espaço integrado: vendas e após venda. Com esta aquisição aumenta os cerca de 2.500 m2, já disponíveis, para 4.200 m2. Ainda em 2007 consegue a Certificação TSM (Toyota Customer Service Management) Nível de Ouro 2007/2008, segundo os Standards Toyota de Excelência de Serviço ao Cliente, certificação esta que se mantém até à atualidade. Atinge a Certificação Eco Auto 2007, Programa de Gestão Ambiental para o Sector Automóvel, desenvolvido em parceria pela ACAP e a Eco-Partner.

2009

Transforma um armazém contíguo ao stand Toyota, em Benfica, em stand de exposição de veículos comerciais Toyota, com o objectivo de colmatar a falta da existência de um espaço próprio para exposição e venda deste tipo de veículos. Com vista a familiarizar os seus Clientes com o serviço após venda, em 2009, o stand da Paiã é transformado em Centro de Entregas de viaturas. É neste espaço, junto das oficinas, que são entregues todos os veículos da marca Toyota vendidos pela Melisauto. No final do 1o semestre de 2009, consciente da necessidade de redução de custos, não fundamentais ou sem proveitos compensatórios, fruto de uma quebra acentuada de vendas no sector, bem como de uma conjuntura económico-financeira nacional e internacional bastante desfavorável desde 2008, encerra o stand localizado na zona de São Sebastião, em Lisboa.

2010

Merece especial enfoque a implementação do projecto TSM Chapa & Pintura, da Toyota Caetano Portugal, o qual levou à aquisição de um novo banco de desempeno (equipamento oficinal para secção de chapa e pintura), à reformulação do espaço de trabalho e à criação de novas baias de preparação de pintura.

2011

Cria um parque de exposição de viaturas em terreno contíguo às instalações oficinais, com vista à promoção e venda de veículos novos, semi-novos e usados. Como consequência da conjuntura de mercado, e consciente da necessidade de optimização de recursos, procede ao encerramento, no final do ano, da loja de venda de peças localizada em Benfica, na Rua dos Arneiros, 92.

2015

É distinguida, pelo seu forte empenho na venda e assistência de veículos híbridos, com a Certificação “Toyota Hybrid Service”. Actualmente a Melisauto dedica-se à comercialização de veículos novos da marca Toyota, veículos semi novos e usados, peças e acessórios e à prestação de Serviços Após Venda (mecânica, eletricidade, estofador, chapa e pintura) a veículos automóveis.

Actualmente

A Melisauto dedica-se à comercialização de veículos novos da marca Toyota, veículos semi novos e usados, peças e acessórios e à prestação de Serviços Após Venda (mecânica, eletricidade, estofador, chapa e pintura) a veículos automóveis.